9.17.2008

Para Além de...KOSIC...MARSELHA...


<><><><>




Para Além de Kosic...Marselha...



...Capital Europeia Da Cultura 2013...




Marselha sucede a Guimarães
A cidade francesa de Marselha foi hoje designada para Capital Europeia da Cultura em 2013, em conjunto com Kosice (Eslováquia), sucedendo assim a Guimarães, que será a capital no ano anterior, juntamente com Maribor (Eslovénia). (Lusa/siconline)

A iniciativa Capital Europeia da Cultura começou em 1985, em Atenas, sendo actualmente partilhada por duas cidades de diferentes Estados-membros cada ano, e em 2013 cabe a França e Eslováquia acolherem as capitais. Em França, três outras cidades encontravam-se também na "corrida", designadamente Bordéus, Lyon e Toulouse, mas o júri responsável pelas candidaturas, reunido hoje em Paris, elegeu Marselha. Esta escolha deverá ser formalmente apoiada pelo Conselho de Ministros da União Europeia em Maio de 2009. No caso da Eslováquia, Kosice já havia sido a cidade seleccionada, em Setembro passado. Em 2001, o Porto foi a Capital Europeia da Cultura juntamente com a cidade holandesa de Roterdão.






<<<<>>>>

Para Aquém...Do Silêncio...



<<<<>>>>








Para Aquém...Do Silêncio...


Oceanos: ruído está a prejudicar fauna
O elevado nível de ruído nos oceanos está a causar graves problemas à fauna marítima, em especial às baleias, golfinhos e outro mamíferos aquáticos. O Fundo Internacional para a Vida Selvagem (FIVS) alerta para o facto do ruído bloquear a capacidade dos animais comunicarem entre si e de encontrarem alimento. (SIConline)


Em algumas regiões do mundo, o ruído é tão forte - como por exemplo, no caso da utilização de sonares -, que leva à morte em massa dos cetáceos. "A Humanidade está literalmente a afogar os mamíferos marinhos", alerta Robbie Marsland, director da delegação britânica do FIVS, citado pela BBC Online."Ninguém conhece exactamente as consequências específicas em cada espécie, pelo que é necessário que a comunidade internacional tome medidas preventivas, para que não descubramos tarde demais o estrago terrível que provocámos", acrescenta o especialista.

As baleias e os golfinhos usam diferentes frequências sonoras para se deslocarem, comunicarem e descobrirem alimento; mas o barulho gerado pelos sonares, motores de barcos e engenhos usados para extrair petróleo e gás dificultam a sua sobrevivência.





<><><><>