1.28.2009

Para Além... Do Forum Da Globalização...


<<<>>>






Para Além... Do Fórum
.
Da Globalização...


...Alternativa Mais Humanista...


Fórum Social Mundial decorre no Brasil
Amazónia recebe milhares para discutir nova ordem mundial
Movimentos de esquerda, ecologistas, anarquistas, de defesa dos direitos humanos, comunidades indígenas e outros grupos de activistas estão reunidos para discutir a nova ordem mundial no Fórum Social Europeu, em Belém, ná Amazónia (Brasil). O movimento que se propõe ser uma alternativa mais humanista ao Fórum Económico Social (Davos, Suíça) terá a presença de Presidentes da América do Sul.
(Lusa/siconline)

A protecção da floresta da Amazónia foi uma das bandeiras da marcha inaugural.

Cerca de 15 mil pessoas de 130 países integraram, sob chuva torrencial, ontem, a referida marcha, na cidade brasileira de Belém, e que assinalou a abertura do VIII Fórum Social Mundial. Num percurso de seis quilómetros, entre o porto e o centro da cidade, as ruas foram palco de um encontro multiétnico de culturas e crenças diversas dos mais variados pontos do mundo. Movimentos sociais em defesa do meio ambiente, dos direitos humanos, de povos indígenas, da liberdade sexual e contra o massacre de palestinianos em Gaza são apenas algumas das bandeiras levantadas pelos participantes deste Fórum Social, que deverá mobilizar, até 1 de Fevereiro, um número superior a 120 mil pessoas. Milhares de indígenas e activistas de organizações ambientais e dos direitos humanos concentraram-se também, ontem, na cidade para formar uma corrente humana com mensagens a favor da preservação da Amazónia. A iniciativa incluiu cartazes e mensagens de "SOS Amazónia" e "Salve a Amazónia" escritas em três línguas: português, inglês e espanhol. Na corrente humana, além de quilombolas e povos indígenas brasileiros, havia representantes de países da América Latina como México, Chile, Bolívia, Equador, Guatemala, Venezuela, assim como do Quénia e Nigéria (África) e Índia (Ásia). As "crises globais" na economia, clima e na governação estarão em destaque nesta 8ª edição do Fórum Social Mundial, onde se aguarda a presença de cinco chefes de Estado - Venezuela, Equador, Paraguai e Bolívia, além do anfitrião brasileiro, Lula da Silva.


<><><><>

Para Além... Do Calendário Gregoriano...

.
<><><><>
.
.



Para Além... Do Calendário
.
Gregoriano...

...Ano Novo Chinês...


"Ano do Búfalo" celebrado com muito fogo de artifício
Várias horas consecutivas de petardos e fogo de artifício celebraram, hoje, em Pequim (capital da China) a entrada no Ano do Búfalo, fazendo esquecer por momentos as dificuldades e apreensões causadas pela crise financeira global. (Lusa/siconline)


O fogo de artifício e os petardos - ingredientes tradicionais de qualquer festa chinesa, mas que durante 13 anos, até 2006, estiveram proibidos dentro do perímetro urbano de Pequim por razoes de segurança - começaram assim que anoiteceu, cerca das 17h45 (9h45 em Lisboa). A meio da tarde, em algumas zonas da cidade, os postos de venda de fogo de artifício eram mesmo os únicos estabelecimentos abertos. Pelo menos 750 mil caixas de fogo de artifício foram encomendadas para o mercado de Pequim, disse a agência noticiosa oficial chinesa. A passagem do ano lunar, uma espécie de Natal e reveilon ao mesmo tempo, é a maior festa da China - e das comunidades chinesas espalhadas pelo mundo. Férias para milhões de chineses

A data, que varia de ano para ano, proporciona três dias oficiais de feriado, mas com as "pontes" e outros expedientes muitas empresas acabam por parar uma semana inteira. Os estudantes, cujo ano lectivo começa no início de Setembro, têm direito a três semanas de férias. Pelas contas do governo, de 11 de Janeiro a 19 de Fevereiro, os comboios chineses deverão transportar 188 milhões de passageiros, mais 8% do que em 2008, e os aviões cerca de 23,2 milhões, um aumento de 12%. Como manda a tradição, na passagem do ano, a família reúne-se à volta da mesa, "adorando o Deus da Cozinha", os mais novos oferecem prendas aos mais velhos e estes retribuem com dinheiro ("ya sui qian"), entregue dentro de um "hongbao" (envelope vermelho). O Búfalo é um dos 12 signos do Zodíaco chinês, juntamente com os outros 11 animais, incluindo o dragão, a única criatura mitológica da lista, que foram despedir-se de Buda quando este partiu para a eternidade. Os nativos do Ano do Búfalo ("Niu Nian") - entre os quais o novo presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama - são descritos como "honestos", "trabalhadores", "fiéis" e "tolerantes".


<<<>>>