7.05.2008

Para Além...Dos 8 Maiores...

.

><<><><>><
.


Para Além...Dos 8 Maiores...
.
...CONTINUAM OS DESIQUILÍBRIOS...


Activistas protestam contra Cimeira dos G8
no Japão
SAPPORO, Japão (AFP) — Milhares de activistas de todo o mundo reuniram-se este sábado no norte do Japão para participar de uma grande manifestação contra a Cimeira dos G8 (grupo dos oito países mais industrializados do mundo), que se realizará na próxima semana.
Há fortes medidas de segurança para esta manifestação, que reúne sindicalistas, manifestantes contra a guerra, produtores agrícolas e estudantes em um parque de Sapporo, a cidade mais próxima a Toyako, sede da reunião dos principais líderes do mundo, a partir de segunda-feira.
Agentes da polícia antichoque com capacetes e escudos patrulham o parque, fazendo parte de uma força integrada por 21.000 homens que foi mobilizada para garantir a segurança durante a Cimeira dos G8.
Em outras conferências do grupo, as manifestações contra a globalização foram violentas. No ano passado, militantes lançaram coquetéis Molotov e pedras durante manifestações na Alemanha, nas quais participaram dezenas de milhares de pessoas.
As autoridades japonesas não querem correr riscos e negaram a entrada a 19 sul-coreanos no país. Outras pessoas continuam detidas nos aeroportos.
Pouco antes da manifestação, cerca de 100 agricultores e pescadores levaram cartazes de protesto ao parque, pedindo aos G8 que prestem mais atenção aos produtores de alimentos.
"Deveríamos ter um fornecimento mais equilibrado de alimentos no mundo", disse o produtor de arroz Eiichi Hayashizaki, de 69 anos, agitando um cartaz com a frase "
Poder para os produtores de alimentos!".
"O Japão importa a maior parte de seus alimentos, daí não passarmos fome. Mas o governo deveria deixar de controlar a produção de arroz no país", destacou.
Militantes da organização Oxfam International advertiram sobre o impacto da subida dos preços dos alimentos e da mudança climática na pobreza mundial enquanto interpretavam a sua habitual imitação humorística dos oito grandes líderes do mundo, incluindo o primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, e o presidente americano, George W. Bush.
Estes activistas, vestidos com os tradicionais quimonos japoneses, cantaram uma versão karaokê da música de ABBA "Money, Money, Money".
Os preços dos alimentos quase duplicaram nos três últimos anos, segundo o Banco Mundial, provocando crises em alguns sectores do mundo em desenvolvimento.

.
<<<>>>
.


Para Além ... dos Outros Efeitos Nocivos...

<><><><><>





Para Além ... dos Outros Efeitos
.
Nocivos...


...Alterações climáticas_o grande problema
.
ambiental do século XXI...

Gases com efeito de estufa alteram composição química dos mares
As emissões de gases com efeito de estufa não só contribuem para o aquecimento global como estão a alterar a composição química dos mares, indica um estudo de cientistas norte-americanos hoje publicado na revista Science. (Lusa)

Como se mantém a temperatura suficiente para a vida na Terra
As consequências ecológicas e económicas são difíceis de prever, mas possivelmente serão desastrosas, segundo os autores do estudo, investigadores do Departamento de Ecologia Global da Carnegie Institution e da Universidade do Hawai. Os cientistas consideram provável que essas consequências tornem necessário aprofundar as medidas já tomadas para
reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono (CO2). Ken Caldeira, da Carnegie Institution, e Richard Zeebe, da Universidade do Hawai, afirmam que os oceanos já absorveram cerca de 40 por cento do dióxido de carbono que o homem gerou nos últimos dois séculos. Essa absorção de CO2 desacelerou o aquecimento global, mas o seu custo é demasiado elevado, assinalam os cientistas. Esse maior conteúdo de CO2 alterou a acidificação das águas marinhas, um efeito que poderá aumentar durante este século. A acidificação pode causar graves danos aos organismos marinhos, como os corais e o plâncton, ao travar o processo de calcificação dos seus exoesqueletos, referem os cientistas. Além disso, a maior parte dos organismos marinhos vive em águas que recebem a luz do Sol e é por isso mais vulnerável à acidificação causada pelo CO2. Segundo os cientistas, embora a reacção química do mar aos maiores níveis de CO2 seja previsível, é muito mais difícil estabelecer com alguma precisão qual será a reacção biológica. "Sabemos que a acidificação oceânica danificará os corais e outros organismos, mas não há dados experimentais sobre como será afectada a maioria das espécies", disse Ken Caldeira. No entanto, salientou que os resultados de experiências de laboratório com algumas espécies foram "alarmantes". "Serão seguramente afectados moluscos como as ostras e os mexilhões, o que terá um grande impacto na indústria", afirmou. "É possível que proliferem outros organismos nessas condições, mas poderão ser espécies não desejáveis", concluiu.


(...Mas quando será que o mexilhão escapa, sem prejuízo?!)



<<<>>>



<><><><><>