6.03.2008

Para Além...de estilos de vida...




Para Além...de Estilos de Vida...


<> >< <>


...Por causa da pressa...


Já aqui se falou de "crise"; da petrolífera, raíz do terrífico aumento, já real, para além dos calamitosos números avançados, ainda em previsão de piores dias, sobre as vítimas de fome decorrentes da subida de preços, em escalada, e para além dos do petróleo...

Por outro lado, lida-se com o crescente desenvolvimento de doenças em consequência dos excessos alimentares, essencialmente pela opção _ e oferta _ de alternativas pouco salutares (mais mediáticas, mais rápidas, quiçá mais baratas...). Acima de tudo, trata-se da adesão a estilos de vida que associam alimentação incorrecta a hábitos de sedentarismo prejudicial...e necessáriamente preocupantes em termos de qualidade de vida, a nível pessoal, e de saúde pública, a nível social, com todos os tipos de custos envolvidos.

Então, surgiram as campanhas pela mudança de hábitos alimentares, em prol da movimentação, fora de ou em ginásios, que pululam a cada canto _ mas que ainda não baixaram os preços...

Hoje li que no Reino Unido este processo parece encontrar-se um pouco mais avançado: numa notícia veiculada por uma jornalista da agência Reuters, é considerado como um facto estabelecido a adesão a um plano alimentar, sobretudo entre os maiores de 45, compreendendo a ingestão diária de cinco peças/doses de fruta e vegetais. O que estava em causa, era a descida progressiva dos últimos três anos no consumo de laranjas, por levarem demasiado tempo a serem descascadas durante o intervalo para o almoço, sendo, por esse motivo, substituídas por frutos de teor alimentar equivalente, como as tangerinas ou as exóticas satsumas, visto estes serem mais fáceis de libertar das cascas, por serem mais pequenos e fáceis de transportar nas (lá!) habituais caixas para o almoço, por fazerem menos sujeira! Entretanto, acrescentava, os adultos estimulavam os mais jovens a ingerirem os ditos citrinos, pelo que o consumo de laranjas se encontrava a aumentar entre os adolescentes.

Para quando tão salutares notícias entre nós?

>>>>o<<<<
.


<> <> o <> <>

...Para Além...do Acordo...

>< >< ><

...Para Além...do Acordo...



" Vou continuar a escrever como escrevia" _ palavras de Manuel Alegre sobre as alterações ortográficas impostas pelo"Novo Acordo", que continua sob contestação.
.
E foi esse o tema que acabei por decidir deixar ficar por aqui, afinal, uma certa "falsa novidade", adiada há bastante tempo...mas não o suficiente...
><><><><

...A "Nova NORMA"...


As principais alterações à ortografia da língua portuguesa
O Acordo Ortográfico vai obrigar à reaprendizagem da escrita do português. Em causa está a alteração de 1,6% das palavras da variante luso-africana (que engloba Timor-Leste e Macau) e 0,5% das palavras da variante brasileira.
.
Novas letras no alfabeto
O k, o w e o y passam a constar do alfabeto da língua portuguesa que, assim, passará a ser formado por 26 letras. No fundo, não é tanto uma alteração mas antes a oficialização da prática corrente, já que utilizamos vulgarmente palavras com estas letras, sobretudo nos vocábulos derivados de nomes estrangeiros como kantiano, darwiniano, wagneriano, yoga.
Consoantes mudas
Esta será a maior alteração na ortografia da língua portuguesa, na variante luso-africana: são suprimidas as consoantes mudas, aquelas que não se pronunciam, tal como já acontece na variante brasileira.Alguns exemplos:
acto = ato
colecção = coleção
óptimo = ótimo
Egipto = Egito
baptismo = batismo
peremptório = perentório ((nestes casos o "m" dá lugar a um "n". Outro exemplo: sumptuoso = suntuoso)
Há no entanto excepções, nos casos em que a consoante se pronuncia:
egípcio
pacto
ficção
intelectual
opção
E há palavras onde são admitidas ambas as grafias:
aspecto e aspeto
caracteres e carateres
facto e fato
sector e setor
concepção e conceção
corrupto e corruto
Hífenes
O hífen é eliminado nos seguintes casos:
quando o prefixo termina em vogal e o elemento seguinte começa por vogal diferente cai o hífen: autoestrada, antiaéreo;
quando o prefixo termina em vogal e o elemento seguinte começa por “s” ou “r” cai o hífen e dobra-se a consoante: antirreligioso, contrarrelógio, minissaia;
nas palavras começadas por “co”: coobrigação ou coocupante;
no presente do indicativo do verbo haver: hei de, hás de, há de, heis de, hão de;
fim de semana, cor de vinho, sala de jantar
O hífen mantém-se:
nos casos em que o prefixo termine com a mesma vogal que inicia o elemento seguinte: (micro-ondas e contra-almirante), excepto no caso de “co” (coobrigação ou coocupante);.
nas palavras compostas da área da botânica e da zoologia: couve-flor, formiga-branca.
pé-de-meia, cor-de-rosa, queima-roupa, ao deus-dará.
Acentos
O acento circunflexo é eliminado:
na terceira pessoa do plural do presente do indicativo e do conjuntivo dos verbos crer, dar, ler e ver (creem, deem, leem, veem em vez de crêem, dêem, lêem e vêem);
na palavra “pêlo” (pelo).O acento circunflexo é mantém-se:
na terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do verbo poder (pôde);
na terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêmos).
O acento agudo é eliminado:
nas palavras com ditongo “oi” (heroico, paranoico)
na palavra “pára” (para)
Maiúsculas e minúsculas
Outra alteração significativa diz respeito à utilização de maiúsculas e minúsculas, sobretudo nos nomes dos meses, das estações do ano e dos pontos cardeais: Alguns exemplos:
Janeiro = janeiro
Fevereiro = fevereiro
Primavera = primavera
Verão = verão
Norte = norte
Sul = sul
Maiúscula facultativa:
títulos dos livros (As pupilas do senhor reitor ou As Pupilas do Senhor Reitor)
formas de tratamento (senhor professor ou Senhor Professor)
domínios do saber ou disciplinas escolares (matemática ou Matemática)
topónimos (Avenida da Liberdade ou avenida da liberdade)


(ret.:Jornalista: Catarina Solano de Almeida
Fonte: Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, 1990

<><><><><>