7.03.2008

Para Além...Atlântico...

<><><>

Para Além...Atlântico...





>>><<<

...LITERATURA E POLÍTICA DE LÍNGUA COMUM...

...


VI Festa Literária Internacional de Paraty

Cinco autores portugueses entre os participantes

Cinco autores portugueses - José Eduardo Agualusa, Inês Pedrosa, Patrícia Reis, José Luís Peixoto e Francisco José Viegas - participam na VI Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), Brasil, que começa hoje com escritores de mais dez países.

Machado de Assis, um dos mais importantes escritores brasileiros, falecido há 100 anos, será o homenageado da edição deste ano, que decorre até domingo. O director de programação da FLIP, Flávio Moura, afirmou que a lusofonia é um tema que marcará os debates e considera importante inserir mais países lusófonos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa nas próximas edições. "O objectivo da feira é ampliar a literatura da língua portuguesa. A ideia não é criar uma mesa específica para discutir a lusofonia, o importante é que o debate esteja embutido na programação, e neste ano isso deve aparecer", disse. Segundo Inês Pedrosa, directora da Casa Fernando Pessoa, "a literatura de expressão da língua precisa se impor mais no mundo" e "ainda carece de difusão". "A língua portuguesa não tem sabido impor-se por falta de uma política de língua comum e internacional e de uma incapacidade de fazer grandes acções culturais entre Portugal, Brasil e África", disse a escritora.
Entre os escritores que participam na Festa figuram o angolano Pepetela, o dramaturgo Tom Stoppard, da República Checa, o holandês Caes Nootebom, a francesa Elisabeth Roudinesco e a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. A lista de brasileiros inclui o antropólogo carioca Roberto DaMatta, o ensaísta e filósofo Sérgio Paulo Rouanet, membro da Academia Brasileira de Letras, e Ana Maria Machado, vencedora do Prémio Hans Christian Andersen, em 2001, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil. (ComLusa)
...
.
<<<>>>
.

Sem comentários: