8.13.2008

Para Além...De Consumos Excessivos De Energia...

.
.
<<<<<>>>>>



Para Além...De Consumos Excessivos

De Energia...


...Uma Ideia Luminosa...


DECO apoia fomento do uso de lâmpadas economizadoras
A associação de defesa do consumidor DECO considera positiva a iniciativa do Governo de distribuir vales às famílias mais carenciadas para que troquem lâmpadas incandescentes por lâmpadas que economizam energia.

O Governo vai distribuir, a partir de Setembro, vales às famílias com menores consumos de electricidade e com potências contratadas mais baixas para trocarem por lâmpadas energeticamente mais eficientes nos supermercados Continente, Modelo, Pingo Doce e Feira Nova ou na EDP. A medida faz parte do Plano Nacional de Eficiência Energética aprovado pelo Governo em Abril deste ano e é desenvolvida por "Brigadas do Carbono". É composto por 12 medidas que abrangem vários sectores desde o residencial, aos serviços, transportes, indústria e Estado. As “Brigadas do Carbono” são constituídas por três jovens licenciados, maioritariamente em engenharia do Ambiente, que desenvolvem um conjunto de acções de proximidade com os cidadãos para os sensibilizar para a poupança de energia. O objectivo do Governo é poupar dez por cento no consumo até 2015. A distribuição de vales vai permitir substituir 4,5 milhões de lâmpadas incandescentes, podendo esperar-se uma poupança de cerca de 30 por cento na factura de energia das famílias, ou seja, 70 euros por ano. Fernanda Santos, da DECO, afirmou à Lusa ser "perfeitamente possível" poupar 70 euros na factura por ano com gestos simples, como a substituição de lâmpadas. “Trata-se de um gesto simples, com custos, pois este tipo de lâmpadas são mais caras, mas é importante passar a mensagem de que se pode poupar energia através da mudança de comportamentos", afirmou. A DECO tem em curso desde Maio até Novembro uma campanha informativa que visa sensibilizar os consumidores para a poupança de electricidade através da alteração de comportamentos. Fernanda Santos revelou que das 650 acções que se propuseram realizar nas escolas, empresas e comunidade em geral, 50 por cento já foi cumprido. A responsável pela campanha afirma que a adesão por parte do público aos conselhos dados pelas brigadas do carbono tem sido "excelente".
Entre os conselhos estão, por exemplo, a substituição das lâmpadas e dos electrodomésticos por outros mais eficientes, utilizar as máquinas de lavar com a carga máxima e nas temperaturas mais baixas, não abrir frequentemente a porta do frigorífico, colocar o ar condicionado em temperaturas mais moderadas e desligá-lo quando se sai do escritório. (Com Lusa/siconline)




<><><><><>

Sem comentários: