8.15.2008

Para Aquém...Da Capacidade de Auto-Regeneração...


<><><>






Para Aquém...Da Capacidade de


Auto-Regeneração...



Zonas "mortas" dos oceanos estão a aumentar

As "zonas mortas" dos oceanos, com muito pouco oxigénio, estão a aumentar, revela um estudo, que aponta a existência de mais 400. A continuar este crescimento, deixará de haver no mar caranguejos, camarões ou peixes, alertam os cientistas.
As
"zonas mortas" dos oceanos, com muito pouco oxigénio, estão a aumentar, com consequências graves para a vida marinha, revelou um estudo
«Apercebemo-nos que a hipoxia (baixo teor de oxigénio nos tecidos orgânicos) não é um problema local mas um problema global que tem graves consequências para os ecossistemas», alertou o especialista Robert Diaz, do Instituto de Ciência Marinha da Virgínia, nos Estados Unidos.
«Está a tornar-se um problema de tal magnitude, que começa a afectar os recursos que retiramos do mar para nos alimentarmos», adiantou.
Robert Diaz e um outro investigador, Rutger Rosenberg, apontam, na edição desta sexta-feira da revista Science, a existência no mundo de mais de 400 “zonas mortas", o dobro das estimativas avançadas pelas Nações Unidas há dois anos.
De acordo com os dois cientistas, a continuar este crescimento, deixará de haver no mar caranguejos, camarões ou peixes, sendo que as novas zonas dos oceanos com muito pouco oxigénio têm sido detectadas na América do Sul, África e em parte da Ásia.
A principal causa do fenómeno reside nas algas, que privam outras vidas marinhas de oxigénio, embora os cientistas apontem o dedo também aos adubos químicos, aos despejos de esgotos e à queima de combustíveis fósseis.


<<<<>>>>

Sem comentários: