9.29.2008

Para Além... Do Ateísmo Maoista...

.
.
>>>><<<<


Para Além... Do Ateísmo Maoista...

...E Dos Direitos Da Criança...







Nepal
Maoístas escolhem "deusa viva" de seis anos

Com o fim da última monarquia hindu do mundo, em Abril passado, os maiostas do Nepal resolveram substituir a realeza na escolha das "kumari", termo que significa "deusa viva". A escolhida é uma menina de seis anos, filha de um agricultor. (SIC
online)

Apesar de ateus, os maoístas _ que chegaram ao poder neste Estado dos Himalaias após uma guerra civil sangrenta _ decidiram manter a tradição da escolha das kumari.
"Não é porque nos tornámos uma república e deixámos de ter um rei que vamos pôr fim às nossas tradições", explicou Keshab Bahadur Shrestha, membro do júri que escolheu a "deusa viva".
A filha de um agricultor, de nome Shreeya Bajracharya, com seis anos de idade, foi seleccionada em função de 32 critérios. Dois do mais importantes é ter "pestanas longas como as de uma vaca e voz doce como a de um canário", disse o jurado.
Há séculos que os habitantes de três aldeias medievais perto de Katmandu escolhem três meninas virgens, que baptizam de kumari, e que representam a reincarnação da deusa hindu Taleju.
As kumari vivem num palácio ricamente decorado no centro da capital nepalesa, Katmandu, até atingirem a puberdade. Apesar de adoradas, vivem em isolamento.
Recentemente, uma kumari de 11 anos perdeu o seu "estatuto divino" por se ter deslocado aos EUA para promover um documentário sobre esta antiga tradição nepalesa.
Apesar de se proclamar uma república laica, o Nepal é um país onde 80% da população se diz profundamente religiosa, seguindo o hinduismo. Por isso, a tradição das kumari deverá manter-se, apesar do Supremo Tribunal de Justiça do país ter considerado, no mês passado, que esta prática é contrária aos direitos das crianças.
.
.
<><><><><>
.
.

Sem comentários: