10.21.2008

Para Além... Do Conceito Restrito...



<<<>>>





Para Além... Do Conceito Restrito...


...Encontro de Arte Global...


A função da arte e dos artistas em debate
O papel da arte e dos artistas na sociedade será debatido em conferências, exposições e ateliers de artistas portugueses e estrangeiros, durante o 2º Encontro de Arte Global, que começa a 1 de Novembro, em Lisboa. (Lusasiconline)

Iniciativa do Colectivo Multimédia Perve, associação sem fins lucrativos fundada em 1997 para divulgar e promover o conceito de Arte Global, este segundo encontro decorrerá até 31 de Janeiro de 2009, com actividades a estenderem-se a outros locais do país, e também ao estrangeiro. Em declarações à Agência Lusa, Carlos Cabral Nunes, mentor do primeiro encontro, realizado quase há uma década, e igualmente responsável pela direcção artística desta segunda iniciativa, assinalou que pretende relançar a reflexão sobre o crescente cruzamento das artes e o seu papel na sociedade. "A arte teve sempre um papel de liderança no mundo, transformando-o e transformando-se, mas neste momento parece que não está a ter uma resposta para os acontecimentos", observou o também artista e curador. Responsável pela primeira edição do Encontro de Arte Global, Carlos Cabral Nunes explicou que uma série de circunstâncias o levaram a considerar este o momento ideal para promover uma segunda edição, na expectativa de que venha a ser "um acontecimento mobilizador de públicos, inovador e artisticamente válido". "Esta reflexão servirá também para os artistas falarem sobre o papel que querem ter na sociedade", salientou. Na sequência de um convite do Panteão Nacional para promover uma homenagem a Mário Cesariny, falecido em 2006, o responsável decidiu evocar "o verdadeiro artista global português, que tocou todas as áreas artísticas", com uma exposição sobre a sua obra. A programação do encontro incluirá diferentes acções artísticas - a decorrer de forma faseada ao longo de três meses - envolvendo expressões que vão das artes plásticas às artes performativas, audiovisual, poesia, literatura, ciclos de debate, conferências e ateliês/workshops de abordagem ao conceito de Arte Global.
Foram convidados autores e comissários para realizarem projectos específicos, nomeadamente Boris Ognianov Danailov (Bulgária), Chris Hales (Reino Unido), Fernando Aguiar (Portugal), João Garcia Miguel (Portugal), Olga Marcinkiewicz (Polónia), Pilvi Kalhama (Finlândia), Tomás Vlcek (República Checa) e Vítor Rua (Portugal), entre outros. Centrada em Lisboa, na zona de Alfama, a programação irá estender-se a outros pólos nacionais, como a Biblioteca Municipal de Loulé, e também internacionais, em Sófia e em Dacar.
No teatro, está prevista a apresentação de "A Velha Casa", de Luís Pacheco, encenado por João Garcia Miguel, entre 14 de Novembro e 20 de Dezembro, em sessões contínuas a partir das 21h00 num edifício devoluto da Junta de Freguesia de Santo Estêvão, em Alfama.
Também serão realizadas várias exposições na Perve Galeria, colóquios sobre arte intitulados "Conversas no Coro Alto", e um ciclo de "Intervenção e Performance" comissariado por Fernando Aguiar entre Dezembro e Janeiro. Carlos Cabral Nunes destacou ainda dois ateliers sobre Arte Global dirigidos por Chris Hales - criador que usa o multimédia interactivo - em parceria com vários artistas e curadores nacionais, em Novembro e Janeiro. A participação nos ateliers e nas conferências está sujeita a inscrição prévia através do sítio online da organização, http://www.perve.org.pt/.


<><><><><>

Sem comentários: