11.14.2008

Para Além...Da Espagíria Alquímica...



<<<<>>>>







Para Além...Da Espagíria
.
Alquímica...
.
...Diamantes de Tequila...

No México cientistas transformaram tequilha em diamantes
A tequilha é a b
ebida mexicana mais popular, um verdadeiro tesouro para muitos apreciadores, mas três cientistas conseguiram transformá-la em algo bem mais valioso: diamantes. Um processo de cristalização permitiu criar pequenas pedras sintéticas, embora ainda demasiado pequenas para serem usadas na joalharia.(SIConline)
"Vai ser muito difícil obter algo que dê para fazer um anel, mas estes diamantes minúsculos podem servir para detectar radiações, aplicar em cutelaria ou mesmo substituir o silicone em chips electrónicos no futuro", disse Miguel Apatiga, um dos três cientistas da Universidade Autónoma Nacional do México que inventou os "diamantes de tequilha", no Verão passado.Através do vapor que emana da tequilha aquecida, os cientistas conseguirem pequenos atómos de carbono que, depositados numa base de ácido inoxidável, se tornaram pequenos cristais que podem ser observados a microscópio e que têm as qualidade dos diamantes. Desde 1995 que os cientistas tentam esta proeza: primeiro com gás metano e depois com uma mistura de 40% de etanol para 60% de água. A seguir veio a experiência com a tequilha."Um dia comprei uma garrafa e usei a tequilha nas mesmas condições que a mistura de etanol e água e tive resultados positivos. É bem verdade que usar tequilha nesta experiência dá um certo charme, mas qualquer homem de negócios me pergunta: muito bem e para que é que serve?", explica Miguel Apatiga.
As aplicações em variadas indústrias, mais do que as jóias, podem ser uma nova oportunidade para os produtores da bebida nacional. Caso contrário, continuará a ser boa fonte de rendimentos no formato tradicional: além do consumo interno, as exportações, só para o mercado dos EUA, atingem 500 milhões de dólares (400 milhões de euros) anuais.



<><><><><>

Sem comentários: