12.05.2008

Para Além... De sermos Iguais...


<><><><>




Para Além... De Sermos Iguais...

..."Ser Diferente É Bom"...


Literatura infantil “Ser diferente é bom” nas livrarias este sábado.
A escritora Sónia Pessoa é a autora do livro infantil "Ser diferente é bom", o primeiro de uma colecção que aborda a diferença como "uma mais valia num mundo, onde a diversidade nos rodeia", afirmou a autora à Lusa. (Lusa/siconline)

A diversidade cultural e até a homossexualidade são temas focados neste primeiro livro que será apresentado dia 6 de Dezembro, na FNAC-Alfragide e que, de acordo com Sónia Pessoa, "nasceu da vontade de realizar um sonho e do desejo de mudar o mundo através das crianças". "Por isso, para mim escrever sobre a Maria que tem dois papás, o Pedro que tem um papá e uma mamã, ou um menino que veio da Roménia para um país que não conhece à procura de um futuro melhor, faz todo o sentido", afirmou. "Ser diferente é bom" é a primeira de algumas histórias que Sónia Pessoa escreveu sobre ser diferente. "O objectivo destas histórias, para além de encantar (porque não deixam de ser histórias também de encantar) é ensinar às nossas crianças e aos pais que cada vez mais vivemos num mundo onde a diversidade nos enriquece como seres humanos e devemos, por isso, respeitá-la". Entende a autora que, "mais importante do que ensinar-lhes que somos todos iguais, é ensinar-lhes que somos todos diferentes e só temos a ganhar com isso. São as diferenças que nos distinguem uns dos outros, e que nos ensinam que o outro não é melhor ou pior que eu, só diferente, e isso é bom". "Ensinar estes valores do amor, da verdade, da segurança ou da diferença, deve ser feito quando eles são crianças, pois é nessa altura que para eles ser branco, preto, amarelo ou vermelho não faz, na verdade, diferença nenhuma, desde que sejam amados como têm o direito de o ser", acrescentou.
O livro tem o prefácio da psicóloga Gabriela Moita. Sónia Pessoa nasceu no Porto, em 1969. Em 1988 ingressou na Escola Superior de Jornalismo onde tirou o Curso Superior de Comunicação Social. Foi técnica-operadora de rádio na Rádio Placard no Porto, mas a paixão pelas letras levaram-na num rumo diferente e, em 1991, integrou a equipa da redacção do Jornal Público, da mesma cidade. A paixão pela escrita esteve sempre presente na sua vida, mas só em 2005 cumpriu o desejo de escrever um livro "Ser diferente é bom", editada pela Papiro Editora, será apresentada a 06 de Dezembro na FNAC Alfragide e a 13 de Dezembro no Gaiashopping.


<<<<<>>>>>

Sem comentários: