7.05.2008

Para Além...Dos 8 Maiores...

.

><<><><>><
.


Para Além...Dos 8 Maiores...
.
...CONTINUAM OS DESIQUILÍBRIOS...


Activistas protestam contra Cimeira dos G8
no Japão
SAPPORO, Japão (AFP) — Milhares de activistas de todo o mundo reuniram-se este sábado no norte do Japão para participar de uma grande manifestação contra a Cimeira dos G8 (grupo dos oito países mais industrializados do mundo), que se realizará na próxima semana.
Há fortes medidas de segurança para esta manifestação, que reúne sindicalistas, manifestantes contra a guerra, produtores agrícolas e estudantes em um parque de Sapporo, a cidade mais próxima a Toyako, sede da reunião dos principais líderes do mundo, a partir de segunda-feira.
Agentes da polícia antichoque com capacetes e escudos patrulham o parque, fazendo parte de uma força integrada por 21.000 homens que foi mobilizada para garantir a segurança durante a Cimeira dos G8.
Em outras conferências do grupo, as manifestações contra a globalização foram violentas. No ano passado, militantes lançaram coquetéis Molotov e pedras durante manifestações na Alemanha, nas quais participaram dezenas de milhares de pessoas.
As autoridades japonesas não querem correr riscos e negaram a entrada a 19 sul-coreanos no país. Outras pessoas continuam detidas nos aeroportos.
Pouco antes da manifestação, cerca de 100 agricultores e pescadores levaram cartazes de protesto ao parque, pedindo aos G8 que prestem mais atenção aos produtores de alimentos.
"Deveríamos ter um fornecimento mais equilibrado de alimentos no mundo", disse o produtor de arroz Eiichi Hayashizaki, de 69 anos, agitando um cartaz com a frase "
Poder para os produtores de alimentos!".
"O Japão importa a maior parte de seus alimentos, daí não passarmos fome. Mas o governo deveria deixar de controlar a produção de arroz no país", destacou.
Militantes da organização Oxfam International advertiram sobre o impacto da subida dos preços dos alimentos e da mudança climática na pobreza mundial enquanto interpretavam a sua habitual imitação humorística dos oito grandes líderes do mundo, incluindo o primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, e o presidente americano, George W. Bush.
Estes activistas, vestidos com os tradicionais quimonos japoneses, cantaram uma versão karaokê da música de ABBA "Money, Money, Money".
Os preços dos alimentos quase duplicaram nos três últimos anos, segundo o Banco Mundial, provocando crises em alguns sectores do mundo em desenvolvimento.

.
<<<>>>
.


Sem comentários: