1.28.2009

Para Além... Do Calendário Gregoriano...

.
<><><><>
.
.



Para Além... Do Calendário
.
Gregoriano...

...Ano Novo Chinês...


"Ano do Búfalo" celebrado com muito fogo de artifício
Várias horas consecutivas de petardos e fogo de artifício celebraram, hoje, em Pequim (capital da China) a entrada no Ano do Búfalo, fazendo esquecer por momentos as dificuldades e apreensões causadas pela crise financeira global. (Lusa/siconline)


O fogo de artifício e os petardos - ingredientes tradicionais de qualquer festa chinesa, mas que durante 13 anos, até 2006, estiveram proibidos dentro do perímetro urbano de Pequim por razoes de segurança - começaram assim que anoiteceu, cerca das 17h45 (9h45 em Lisboa). A meio da tarde, em algumas zonas da cidade, os postos de venda de fogo de artifício eram mesmo os únicos estabelecimentos abertos. Pelo menos 750 mil caixas de fogo de artifício foram encomendadas para o mercado de Pequim, disse a agência noticiosa oficial chinesa. A passagem do ano lunar, uma espécie de Natal e reveilon ao mesmo tempo, é a maior festa da China - e das comunidades chinesas espalhadas pelo mundo. Férias para milhões de chineses

A data, que varia de ano para ano, proporciona três dias oficiais de feriado, mas com as "pontes" e outros expedientes muitas empresas acabam por parar uma semana inteira. Os estudantes, cujo ano lectivo começa no início de Setembro, têm direito a três semanas de férias. Pelas contas do governo, de 11 de Janeiro a 19 de Fevereiro, os comboios chineses deverão transportar 188 milhões de passageiros, mais 8% do que em 2008, e os aviões cerca de 23,2 milhões, um aumento de 12%. Como manda a tradição, na passagem do ano, a família reúne-se à volta da mesa, "adorando o Deus da Cozinha", os mais novos oferecem prendas aos mais velhos e estes retribuem com dinheiro ("ya sui qian"), entregue dentro de um "hongbao" (envelope vermelho). O Búfalo é um dos 12 signos do Zodíaco chinês, juntamente com os outros 11 animais, incluindo o dragão, a única criatura mitológica da lista, que foram despedir-se de Buda quando este partiu para a eternidade. Os nativos do Ano do Búfalo ("Niu Nian") - entre os quais o novo presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama - são descritos como "honestos", "trabalhadores", "fiéis" e "tolerantes".


<<<>>>

Sem comentários: