2.21.2009

Para Além De... Outras Contas...

.
.
<<<>>>







Para Além De... Outras Contas...


...Plataforma de Comunicação
.
Virtual/ Rede Social...


Twitter soma 10 mil adeptos em Portugal
Pelo menos 10 mil portugueses já aderiram à ferramenta de comunicação pela Internet Twitter e as adesões estão a crescer cada vez mais, disse o jornalista Paulo Querido, responsável pela listagem da TwitterPortugal. Presidência da República, Guarda Nacional Republicana, Fenprof, Centro Nacional de Cultura, Instituto Camões, Cinemateca e Universidades do Porto e de Coimbra são algumas das instituições portuguesas presentes no Twitter. (Lusa/siconline)


Apesar de não conseguir medir "todos os registos" de novos twitters criados por portugueses, Paulo Querido estima que, de momento, existam pelo menos "8 mil a 10 mil contas (criadas) por portugueses, das quais 5 mil a 7 mil activas numa base semanal". Segundo o jornalista, que é responsável pela TwitterPortugal, ferramenta que lista os utilizadores portugueses da plataforma, em janeiro de 2008 o número de novos utilizadores registados em Portugal foi 57. No mesmo mês deste ano, esse número era seis vezes maior, chegando aos 380. A Presidência da República aderiu no passado mês de Janeiro ao Twitter, reconhecendo a plataforma em nota de imprensa como "uma nova forma de acompanhamento da actualidade do Presidente da República, a sua agenda, intervenções, visitas e outras iniciativas". "O desenvolvimento desta rede social tem vindo a ser observada pela Presidência da República, sendo considerada importante uma presença num espaço de partilha de informação com crescente utilização por parte dos utilizadores portugueses", sublinha a nota. Paulo Querido confere "alguma importância" à presença da Presidência da República no Twitter "pois foi notícia, logo levou mais gente (e os próprios media) a darem maior atenção a esta rede social". Twitter conquista políticos, jornalistas e músicos Diversos políticos, jornalistas e músicos portugueses estão presentes na plataforma de comunicação virtual Twitter, de acordo com a lista TwitterPortugal, sendo que todos justificam a decisão com a necessidade de comunicar de forma rápida e eficaz. De acordo com o TwitterPortugal as páginas dos humoristas Nuno Markl e Bruno Nogueira, do jornal Público e da Presidência da República são as que têm maior número de seguidores. Hermínio Loureiro, deputado do Partido Social Democrata e presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, definiu-se à agência Lusa como um "novato" no Twitter, ressalvando, no entanto, que a sua presença na plataforma "é para continuar". "O exercício da actividade política justifica uma relação de proximidade com os eleitores, funcionando a Internet e estes novos canais de comunicação como ferramentas essenciais no suporte dessa relação", explicou. Também Paulo Segadães, fotógrafo e baterista dos The Vicious Five, grupo rock de Lisboa presente no Twitter, considera que a plataforma "pode ser uma ferramenta óptima para os músicos em geral". "O Twitter é mais uma ferramenta como o Myspace ou o Facebook, mas a um nível mais limitado, o que se calhar é isso mesmo que lhe dá graça", admitiu.

O que é o Twitter?O Twitter é actualmente uma das redes sociais com maior número de utilizadores na Internet, segundo a empresa de análise de tráfego da Web Compete, que classifica a plataforma de comunicação como a terceira na lista de redes sociais mais populares entre os norte-americanos. A rede social Twitter nasceu em Março de 2006 nos EUA e consiste numa comunidade on-line formada em torno da pergunta: "O que estás a fazer neste momento?". O sistema permite o envio pequenas mensagens até 140 caracteres, funcionando como um 'microblog'. As mensagens, enviadas em tempo real, podem ser escritas a partir da Internet ou do telemóvel, sendo que numa fase posterior o utilizador pode escolher seguir diversos utilizadores da plataforma, acompanhando o seu dia-a-dia.


<><><>

Sem comentários: