3.05.2009

Para Além... Das Histórias De Sci-Fi...

<><><>



Para Além... Das Histórias
.
De Sci-Fi...

...Asteróide “rasou” a Terra...




Um asteróide com 30 a 40 metros de diâmetro, passou no início desta semana a 60 mil quilómetros a sudoeste do Pacífico. Segundo os cientistas nenhum objecto desse tamanho foi alguma vez observado tão perto do nosso planeta e por pouco não atingiu a Terra na sua trajectória.
A passagem do DD45 deixou espantada a comunidade científica pela proximidade da trajectória _ sete vezes mais perto da Terra do que a Lua.
O 2009/DD45 é o primeiro asteróide que mais se aproximou da Terra desde 1973 e é semelhante àquele que arrasou cerca de 2.000 quilómetros quadrados de bosque na Sibéria no ano de 1908.
O objecto foi detectado na passada sexta-feira por Rob McNaught, do observatório australiano de Siding Spring. Segundo o cientista foipor pouco que o asteróide não atingiu a Terra.
De acordo com o especialista, cerca de mil asteróides estão classificados como potencialmente perigosos para a Terra. A probabilidade de que um meteorito de mais de um quilómetro de diâmetro colida com o nosso planeta é de um em milhões de anos. Mas a possibilidade de um corpo de menos tamanho e capaz de destruir uma cidade inteira é de um em apenas algumas centenas de anos.

<<<<>>>>


Sem comentários: