5.31.2008

...Para Além...desta "Crise"....

Para Além ... desta "Crise"...
.

Farta de ouvir _e sofrer na "pele"_ que nos encontramos atolados em plena "crise petrolífera", de certo modo armadilhados nas expectativas de alternativas que, no caso dos combustíveis verdes, têem sido causa de profusa conturbação _ veja-se o que está a acontecer de perverso com os chamados "países em desenvolvimento" que, na corrida às culturas proclamadas como mais viáveis para a produção do bio-etanol, correm o risco de acentuar os desequilíbrios ecológicos com os efeitos colaterais das deflorestações, do acréscimo da poluição pela emissão de gases nocivos das respectivas queimadas, além da descaracterização das suas próprias culturas _, eis que me deparei com uma notícia a que não consegui resistir sem um sorriso, nem ficar indiferente, pelo seu carácter marcadamente...diferente. É, no mínimo uma ideia "verdinha", e até se esquece a questão do...cheiro...
>< >< >< .
......


Do Convento...para o mundo!
.

Em plenos Alpes franceses, monges de uma abadia, conhecida desde há longo tempo pela sua produção de queijo, decidiram pôr em prática um sistema de aproveitamento do metano resultante da normal produção daquele...alimento!


Iniciaram o processo em 2000, instalando um elaborado sistema que lhes tem permitido baixar entre trinta a quarenta por cento os gastos das suas necessidades energéticas. Poupando cerca de 7.000 euros por ano, já se podem gabar de considerar lucrativo, em termos de auto-suficiência energética e face aos gastos da implantação do referido sistema, o tal aproveitamento do que afinal é um sub-produto natural.


(Bem me queria parecer que de mais momentos de retiro, e silêncio! só podiam resultar melhores ideias e maiores benefícios...para todos!)

>< ><>< ><

Para quem queira ver e ouvir a notícia por inteiro, ela encontra-se disponível em:

http://videos.sapo.pt/iEjv0k4zhDdRAinMiWcP

.

<><><><><>

Sem comentários: