5.30.2008

...Para Aquém...do que se pensava...

...Para Aquém...do que se pensava...




Pois é verdade: no próprio "chão" deste nosso planeta (e por oposição a anteriores notícias sobre o que se pretende estar a passar-se fora dele _no espaço exterior...)ainda existem territórios por percorrer, ainda vivem por aí comunidades que nunca estiveram em contacto com o que "nós" denominamos "civilização"...

Claro que só nos lugares de especial dimensão e dificuldade de acesso tal poderia acontecer_ neste caso é, ainda, na zona Amazónica. Mas já se encontram em perigo, dado o crescente e veloz processo de devastação no também chamado "pulmão do mundo"...
Foi assim que apareceu a notícia, num dos "postos on line":




Indígenas na Amazónia

Descoberta tribo isolada

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI), no Brasil, divulgou fotografias tiradas a uma tribo que vive isolada na Amazónia, numa zona de fronteira entre o Brasil e o Peru. De acordo com a fundação, estes indígenas nunca tiveram contacto com seres humanos exteriores ao grupo.
(SIC )





As fotograsfias divulgadas pela FUNAI mostram palhotas e homens quase nus com pinturas no corpo, usando setas para tentar atingir o avião de onde estão a ser avistados pela primeira vez por outros humanos. A fundação considera que as fotografias da tribo são uma prova de que ainda existem muitos grupos de indígenas por identificar na região amazónica.


A organização Survival Internacional, cujo site exibe as fotografias, considera que vivem no Brasil e no Peru mais de metade das cerca de cem tribos isoladas que se estima existirem no mundo. Contudo, estão ameaçadas por actividades económicas que pressupõem actos como a deflorestação, o que põe em risco o seu modo de vida, entre outras consequências nefastas.


"O que está a acontecer nesta região, sobretudo no Peru, é um crime monumental contra o mundo natural, as tribos, a fauna. É um testemunho da irracionalidade com que os povos "civilizados" tratam o mundo", disse José Carlos dos Reis Meirelles Júnior, da FUNAI."




<>o<>o<>o<>

Sem comentários: