6.08.2008

Para Além...de uma arte...

<><>o<><>



...Para Além de...
.
... uma arte ou "hobby"...

<> <> <>

ORIGAMI
_A ARTE DE DOBRAR PAPEL_
...E UM NOVO RECURSO PARA APRENDER GEOMETRIA...
.
Apareceu como notícia: "Origami", a antiga arte japonesa de dobragem de papel, pode ser _ e tem sido _ usada como recurso em aulas de Matemática para a aprendizagem da Geometria.
Vi-a num video, complementada com testemunhos de duas professoras que se tinham dedicado a esta arte como "hobby" ( a partir de alguns dos inúmeros blogues sobre o assunto que, parece, têm surgido nos últimos anos) e que reconheceram as suas potencialidades práticas...colocando-a em prática junto dos seus alunos. E estes mostravam-se satisfeitos com a variante, pelo menos mais aderentes aos conteúdos em causa...
.


Achei apropriado ir procurar um pouco mais de informação sobre este tema, e trouxe algum do material disponível, este na "Wikipedia" :

(...)
Origami (折り紙) é a
arte japonesa de dobrar o papel. A origem da palavra advém do japonês ori (dobrar) kami (papel), que ao juntar as duas palavras a pronúncia fica "origami". Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.
No entanto, a cultura do Origami Japonês, que se desenvolve desde o
Período Edo, não é tão restritiva acerca destas definições, por vezes cortando o papel durante a criação do modelo, ou começando com outras formas de papel que não a quadrada (rectangular, circular, etc.). Segundo a cultura japonêsa aquele que fizer mil origamis teria um pedido realizado.

História
Conforme se foram desenvolvendo métodos mais simples de criar papel, o papel foi tornando-se menos caro, e o Origami, cada vez mais uma arte popular. Contudo, os japoneses sempre foram muito cuidadosos em não desperdiçar; guardavam sempre todas as pequenas réstias de papel, e usavam-nas nos seus modelos de origami.
Durante
séculos não existiram instruções para criar os modelos origami, pois eram transmitidas verbalmente de geração em geração. Esta forma de arte viria a tornar-se parte da herança cultural dos japoneses. Em 1787 foi publicado um livro (Hiden Senbazuru Orikata) contendo o primeiro conjunto de instruções origami para dobrar um pássaro sagrado do Japão. O Origami tornou-se uma forma de arte muito popular, conforme indica uma impressão em madeira de 1819 intitulada "Um mágico transforma folhas em pássaros", que mostra pássaros a serem criados a partir de folhas de papel.
Em
1845 foi publicado outro livro (Kan no mado) que incluía uma coleção de aproximadamente 150 modelos Origami. Este livro introduzia o modelo do sapo, muito conhecido hoje em dia. Com esta publicação, o Origami espalha-se como atividade recreativa no Japão.
Não seriam apenas os Japoneses a dobrar o papel, mas também os
Mouros, no Norte de África, que trouxeram a dobragem do papel para Espanha na sequência da invasão árabe no século VIII. Os mouros usavam a dobragem de papel para criar figuras geométricas, uma vez que a religião proibia-os de criar formas animais. Da Espanha espalhar-se-ia para a América do Sul. Com as rotas comerciais marítimas, o Origami entra na Europa e, mais tarde, nos Estados Unidos.
Origami na Alemanha
Friedrich Froebel _(1782-1852) foi o fundador do
Movimento Kindergarten que iria introduzir as dobragens de papel nas actividades pré-escolares. O Movimento Kindergarten foi levado para o Japão por uma senhora alemã, obtendo considerável aceitação. As dobragens de papel eram ensinadas às crianças e fundiram-se com o tradicional Origami.(...)

E agora ressalto este excerto, de certo modo a ver com a aplicação moderna_ ou mais além disso..._da arte/ciência do "origami":

(...)
Matemática
A prática e o estudo do Origami envolve vários tópicos de relevo da
matemática. Por exemplo, o problema do alisamento da dobragem (se um modelo pode ser desdobrado) tem sido tema de estudo matemático considerável.
A dobragem de um modelo alisável foi provado por
Marshall Bern e Barry Hayes como sendo um problema NP completo [1].
O problema do Origami rígido ("se o papel for substituído por metal será ainda possível construir o modelo?") é de grande importância prática. Por exemplo, a dobragem Miura é uma dobragem rígida que tem sido usada para levar para o
espaço grelhas de painés solares para satélites.(...)

Nota: Aproveito para sugerir a visita ao seguinte site, com apontamentos nesta área:

http://orig4mi.wordpress.com/

>>>o<<<


NOTA: Para os interessados, deixo uma pista para 1 video, gentileza da minha colega Isabel, especialista na matéria :

http://www.youtube.com/watch?v=WsTOpPu5ajg&feature=related

<> o <>

Sem comentários: