6.08.2008

Para Aquém...dos Pirinéus...

Para Aquém...dos Pirinéus...

>>>>o<<<<

... Para Além da Ameaça de Extinção...


...Lince Ibérico...

.
_a espécie em situação mais crítica_
.
O mundo treme (sismos abalam vários lugares da terra, bem distanciados uns dos outros, no mínimo três, de amplitudes consideráveis nos últimos dias _ China, Grécia e Argélia, foram notícia nas últimas 48h); os povos agitam-se. Mas "somos a semente das diferenças que queremos ver e viver" ou "objectivos e metas são sonhos com plano e calendário" são aforismos em que alguns ainda acreditam e que nos fazem olhar os dias com outro ânimo...talvez acordar vontades e enfileirar tomadas de posição. E a notícia que se segue pode parecer minúscula face às tragédias com que nos deparamos em volta, mais ou menos próximas, mais ou menos bem "mediatizadas" _correndo o risco de banalizarmos a dor alheia_ mas mesmo assim valiosa pelo germinar de algo que aponta futuro, na tentativa de resgatar o passado...Vejamos:
...
Felino mais ameaçado de extinção no mundo

Silves vai ter centro para o lince ibérico

"A primeira pedra do futuro Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro do Lince Ibérico é lançada hoje, na Herdade das Santinhas, no concelho algarvio de Silves, assinalando o início da repovoação da espécie em Portugal. O lince ibérico é uma espécie ameaçada pelo homem, prevendo-se que existam pouco mais de cem exemplares em Portugal e Espanha, países que têm um projecto comum para a sua recuperação." (Lusa)

"Os primeiros exemplares para o centro de reprodução de Silves, virão de Doana, na Andaluzia espanhola, prevendo-se que o seu lançamento no meio rural possa ocorrer um 2011. O Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro do Lince Ibérico é um projecto desenvolvido pela Águas do Algarve, com o apoio do Comité de Cria em Cativeiro do Lince Ibérico, e faz parte do programa de medidas de minimização e de compensação ambiental pela construção da Barragem de Odelouca. Além do Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro para o Lince Ibérico, que deverá ficar concluído em Janeiro de 2009, a Herdade das Santinhas irá integrar também uma Estação Ecológica e um projecto de gestão florestal. Instalada numa área de 90 hectares, aquela infra-estrutura assume também especial importância na investigação e protecção de outras espécies existentes no Algarve, nomeadamente nas bacias do Rio Arade e da Ribeira de Odelouca, atendendo à sua multifuncionalidade e à construção de uma Estação Ecológica."(notícias online)
.
>>>o<<<


SITUAÇÃO ACTUAL

Em Portugal as populações actuais de lince ocupam principalmente certas regiões montanhosas, mas também algumas áreas planas do Sul e Centro. Como resultado dessa perda de habitat e da escassez de coelho-bravo, a espécie apresenta no nosso País (à semelhança do que sucede em Espanha) uma distribuição extremamente fragmentada (ver figura), cuja área deverá constituir menos de 10% da distribuição Ibérica. Alguns núcleos portugueses são extremos ocidentais de populações transfronteiriças, nas quais grande parte da área se inclui em território espanhol. Várias ocorrências residuais registam-se em diferentes regiões, reflectindo a distribuição geográfica passada. Actualmente talvez não haja mais de 50 indivíduos em todo o País. As estimativas populacionais mais recentes efectuadas em Espanha referem 1000 a 1200 linces em todo o território, dos quais cerca de metade serão indivíduos adultos.
As principais populações portuguesas de Lince-Ibérico associam-se a quatro regiões nas quais a presença da espécie assenta sobre raízes antigas e é consolidada com dados recentes. (Refere-se aqui apenas o que respeita a uma dessas regiões, pela sua relação com a notícia acima transcrita)
ALGARVE
A ocorrência do felídeo nesta região está ligada às áreas montanhosas de Espinhaço de Cão, Monchique e Caldeirão, estando a população isolada provavelmente desde os anos 40.
O Lince ocupa cerca de 650 Km/quadr., sendo a maior área de ocorrência em Portugal apesar do elevado grau de fragmentação que apresenta. Verifica-se a existência de cinco núcleos principais de ocorrência, ainda conectados por "corredores" de habitat favorável. Estima-se que a população seja constituída por cerca de 20-25 Linces, decrescendo a densidade e os indícios de reprodução de Oeste para Este. As ameaças actuais mais importantes são a escassez de coelho-bravo, as florestações e os incêndios de Verão. Em Portugal são dados ao Lince vários nomes vernáculos, consoante a região. No Algarve, a espécie era originalmente denominada "gato-cravo", "gato-lince" e "liberne".



<> <> 0 <> <>

Sem comentários: