6.21.2008

Para Aquém...Da Sua Importância......


Para Aquém...Da Sua Importância...


"A música cria ordem no caos"

................................................._ Yehudi Menuhin

>>><<<


Dia Europeu da Música

Efeméride assinalada em Portugal com debates sobre indústria discográfica

Assinala-se hoje o Dia Europeu da Música. Em Portugal, a cadeia de lojas FNAC assinala a data com uma série de debates sobre o mercado e a indústria discográfica portuguesa que contam com a participação de editores, jornalistas e músicos.
Em Lisboa, Almada, Cascais, Porto, Coimbra e na Madeira haverá sete debates sobre música, sobretudo a realidade portuguesa, em vertentes tão diferentes como a questão dos direitos de autor, os 21 por cento de IVA sobre a venda de CD ou a desmaterialização da música, através dos ficheiros mp3. Estes debates inserem-se numa iniciativa denominada "Festa da Música", com a qual a FNAC se associa ao Dia Europeu da Música.
A efeméride foi criada em França pela organização do evento Festa da Música, e alargou-se a países como a Bélgica, Reino Unido, Alemanha, Suíça, bem como a nações não europeias, como Israel, Índia, Líbano, Malásia e outros. Nova Iorque vai assinalar pela primeira vez a data, este ano. A ideia foi concebida pelo músico francês Maurice Fleuret e pelo ministro da Cultura Jack Lang, em 1981, e posta em prática pela primeira vez em 1982. (notíciasonline)

<<<>>>

Nota: Para além de uma notável falta de eventos (a FNAC é uma rede de lojas, logo, uma empresa!) para assinalar especificamente a ocasião _ a dar-se razão a pretensa adesão à celebração de tal data _ (e nâo me refiro aos numerosos espectáculos que vão desabrochando como cogumelos, trazidos não pela humidade, que até ainda vai persistindo, este ano, mas pelo calor do Verão), mais parece que o caos até rodeia muitos dos aspectos relativos à Música...ou será para dar veracidade àquela observação de que se criam dias isolados para lembrar o que geralmente fica esquecido, no resto do tempo...

<><><>
.


<><><>

Sem comentários: