6.29.2008

Para Além...Da Passagem Do Tempo...



>>><<<

Para Além...Da Passagem
.
Do Tempo...





90º aniversário de Nelson Mandela

Concerto reuniu grandes nomes do rock e pop



Queen, Annie Lennox, Simple Minds, Amy Winehouse e alguns dos mais importantes artistas africanos confirmaram presença num concerto em um dos mais belos parques de Londres (capital do Reino Unido), em homenagem a Nelson Mandela, que faz 90 anos no dia 18 de Julho. O ex-Presidente da África do Sul ficou conhecido como o "Cavaleiro Negro" pelo seu papel de resistência ao regime segregacionista (apartheid). (SIC)

Esperavam-se cerca de 50 mil pessoas para homenagear Mandela e obter fundos para o combate ao VIH/Sida, já que se tratou de um concerto com fins de solidariedade. O ex-Presidente sul-africano criou a organização 46664 (o seu número enquanto prisioneiro político durante décadas) para ajudar a reunir fundos com esta epidemia em África. Hyde Park concentrou não apenas artistas e fãs, mas muitas celebridades da vida política, económica, cultural e mediática a nível internacional, que são amigos de Mandela e que com ele queriam comemorar os 90 anos de vida.
Há nove anos que Mandela deixou a vida política activa, mas as suas palavras são ainda muito poderosas em África e no mundo e esperava-se que fizesse uma declaração sobre a situação no Zimbabué, que recentemente foi a votos, apesar de não haver condições para que as eleições fossem justas e livres. Num jantar em Londres, dois dias antes, Mandela dissera apenas uma frase sobre o assunto, mas marcou a sua posição de forma firme: "É um trágico falhanço de liderança", disse.



Um concerto semelhante a este, em 1980, no Estádio de Wembley, tornou-se um símbolo da pressão contra o apartheid na África do Sul, sobretudo quando foi cantada a música "Libertem Mandela", de Jerry Dammers.
Shirley Bassey, Simple Minds, Razorlight, Eminem, U2, Amy Winehouse, Spice Girls, Sugababes, Andrea and Sharon Corr, Eddy Grant, Zucchero são nomes de alguns dos outros artistas presentes.





<><><>

Sem comentários: