11.09.2008

Para Além... Da Imigração...



<><><><><>


Para Além... Da Imigração...


...Língua e Cultura Chinesas em Nova Escola...


"Primeiro colégio chinês do Porto é inaugurado hoje e as aulas arrancam na próxima semana
(08.11.2006 - :, Marta Vieira/PÚBLICO/online)
A comunidade chinesa do Norte do país tem a partir de hoje um espaço onde os seus filhos podem aprend
er mandarim. As aulas arrancam já na próxima segunda-feira no Colégio Chinês, o primeiro espaço do género no Porto. O objectivo é divulgar a língua e a cultura chinesas, aproximando os filhos dos imigrantes das suas raízes.
"Colégio Chinês é um nome um bocadinho grandioso para um espaço tão pequeno", reconhece o presidente da Liga dos Chineses em Portugal (LCP), Y Ping Chow, acrescentando que essa denominação traduz "o desejo" de o criar no futuro. As duas salas de aula não chegam para fazer uma escola, mas são "o primeiro passo" nesse sentido, garante o presidente da LCP, que funda a escola.O número 135 do Largo do Dr. Tito Fontes (antigo Largo do Bonjardim) vai disponibilizar três cursos diferentes - dois para crianças e um para adultos. Os alunos entre os seis e os 13 anos vão poder usufrir de um curso de iniciação, leccionado três vezes por semana, ou de um outro de nível intermédio, duas vezes por semana. Por ter como principal objectivo estreitar os laços entre os descendentes dos imigrantes e o país dos seus pais, a escola terá, até ao final do mês, as incrições abertas só para chineses: "Vamos dar prioridade a alunos chineses e se estes não encherem as vagas [no máximo 15 por curso], abrimos aos alunos portugueses", informa o presidente da LPC. Nas aulas será não só ensinado o mandarim, o idioma oficial da China, mas também a história e a geografia do país. Estas são matérias "essenciais para os filhos dos imigrantes compreenderem as suas origens", defende Y Ping Chow. Os manuais escolares, do 1.º ao 6.º ano, foram oferecidos pelo Governo da China, que vai também apoiar com a contratação de mais professores, caso aumente o número de alunos. Por enquanto, as aulas serão leccionadas por pessoas que "não são profissionais", mas que "já dão aulas". As lições para adultos terão conteúdos programáticos próprios e serão leccionadas em horário pós-laboral. O curso estará aberto a todos os interessados, mas está mais direccionado para empresários, dado o "cada vez maior interesse" destes na língua. E como nunca se sabe se a sala de aula não poderá vir a dar início a "bons negócios", está planeada a criação de uma turma especial com "bolsas de estudo" oferecidas pela LCP a entidades ligadas à comunidade chinesa. A Liga dos Chineses em Portugal tem outros projectos para o Colégio Chinês, como a criação de aulas de Tai Chi Chuan (uma modalidade que trabalha sobretudo o relaxamento) e de música tradicional chinesa. "
.
-
Nota: Hoje mesmo recebi a notícia do início destas aulas, a partir do final deste mês, da boca do próprio mestre, vice-presidente do Instituto de Tai Chi Chuan de Chen Xiaowang _ de quem foi discípulo _ da China, e docente sénior da Escola de Tai Chi Chuan de Chen Jiagou, a aldeia onde (re)nasceu este estilo da referida arte.


<<<>>>


Sem comentários: