4.02.2009

Para Além... Da Fraca Divulgação...

<><><>




Para Além... Da Fraca Divulgação...



...Dia Internacional Do

Livro Infantil...

A escrita Alice Vieira lamentou que o Dia Internacional do Livro Infantil, que hoje se celebra, tenha tido pouca divulgação na comunicação social, porque "tudo o que seja para falar do livro "é sempre fundamental e importante".
Na primeira Festa do Livro Infantil de Lisboa, que decorre até domingo na Praça da Figueira, a escritora participou numa sessão de leitura para um grupo de crianças da cidade, por entre centenas de livros à mão de ler e folhear.
"Tudo o que seja para falar do livro é sempre fundamental e importante. Gostava que os jornais dessem um bocadinho mais de espaço, mas ninguém se lembrou que hoje era o dia do livro infantil", disse Alice Vieira à agênica Lusa no final da sessão, e depois de ter distribuído alguns autógrafos.
Para a escritora, uma das que mais escreve para as crianças em Portugal, o mercado do livro infanto-juvenil não está de má saúde, apesar da crise económica, porque "há muita gente a trabalhar, sobretudo no sector da ilustração infantil", onde a qualidade por vezes
"é superior à correspondente escrita para crianças".
Alice Vieira acredita que o incentivo à leitura passa pelo ambiente familiar, pela escola, mas também pela divulgação das várias iniciativas em torno do livro que acontecem no país.
"As pessoas quase nem sabem do que se passa, que hoje é o Dia do Livro Infantil", disse.
Mónica, de cinco anos, é uma das crianças que desconhece a efeméride, mas na tenda que acolhe a feira do livro percorreu várias vezes as bancadas coloridas e escolheu alguns livros para juntar aos que tem em casa.
Ainda não sabe bem a forma das palavras, mas à agência Lusa garantiu que "ler é divertido" e que o livro preferido é, resumidamente, "o dos abraços e dos beijinhos".
A Festa do Livro Infantil de Lisboa conta com a participação de quarenta editoras e com o apoio do Plano Nacional de Leitura e termina no Domingo. (lusa/Expressoonline)

<<<><><>>>

Sem comentários: