6.10.2008

Para Além...das Espécies-Quase-Perdidas...

>>><<<


Para Além...das Espécies-Quase-Perdidas...

...Nova Espécie de Pirilampo...


Depois de uma página já dedicada a uma das espécies animais, ainda por cima autóctone, em grave risco de extinção, é bom saber que, da espécie (os insectos...)que mais variedades tem perdido, sobretudo nas últimas décadas, ainda subsistia uma por "descobrir", e logo em Portugal! (éramos mais míopes?!?)
Celebremos, então, o facto, com dados da notícia aparecida online e mais algumas informações gerais sobre as criaturas:


Parque Biológico de Gaia


Descoberta nova espécie de pirilampo
_para Portugal _


O Parque Biológico de Gaia anunciou hoje a descoberta de uma espécie de pirilampo nova em Portugal, pois que até agora era apenas conhecida em Espanha e França.

A identificação deste espécime _ Lamprohiza mulsanti Kieserwetter _ foi feita a partir de "exemplares colhidos por um grupo de entomólogos no Parque Biológico de Gaia e noutras localidades do Norte de Portugal", refere o parque. Esta espécie foi primeiramente classificada em 1850, por Ernest August Hellmuth von Kiesenwetter, um entomologista alemão cujas colecções encontram-se no Museu de História natural de Munique e no Staatliches Museum fur Tierkunde, em Dresden.
.
>>><<<

Nota explicativa
A fosforescência decorre de uma reacção entre um fermento e outras substâncias químicas. As suas emissões luminosas devem-se a uma substância que, ao entrar em contacto com o ambiente, é oxidada e produz uma molécula energizada que, por sua vez, produz a luz. A enzima luciferase actua sobre o substrato (luciferina), catalizando a sua oxidação, e, assim, estimulando a emissão da luz.
Esse é, pois, o fenômeno denominado bioluminescência, característico dos vaga-lumes.
Nomes
O nome pirilampo tem origem no grego, pyris (pyros)=calor, lampis= Luz. Já vaga-lume, certamente, é de origem popular, a referir tanto a natureza luminosa quanto a, por assim dizer, "vagante", do insecto. Contudo, também são conhecidos pelos nomes: lampíride, lampírio, lampiro, lumeeira, lumeeiro, mosca-de-fogo, pirífora, salta-martim (desses sinónimos, alguns são mais usados no Brasil).
Para ver mais:
http://pirilampos-lightalive.blogspot.com/
"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vaga-lume"

<> <> <>




*Pirilampos ou a atracção fatal por uma luz

"O pirilampo (Elateridae), ou vaga-lume, faz parte da família dos coleópteros e tem como principal característica a bioluminescência, ou seja, a capacidade de emitir luz própria, neste caso uma luz fosforescente, visível na escuridão.
Os pirilampos podem ser encontrados entre Maio a Agosto e quem já apanhou um sabe que a luz do pequeno insecto não queima e é das luzes mais frias da Terra.
A sua produção depende de uma substância, a luciferina que, em contacto com o ar ou água e com uma enzima (luciferase), produz oxiluciferina e uma luz amarelo-esverdeada. A eficiência desta reacção está estimada entre 92 e 100%, assim quase todo o fluxo radiante é composto por radiação luminosa. Em comparação a luz de uma lâmpada incandescente tem uma eficiência de apenas 10%.
Os clarões emitidos pelos pirilampos são sinais que permitem o reconhecimento mútuo para efeito de acasalamento. A fêmea, que raramente voa _ o seu corpo é mais pesado do que o macho em virtude dos ovos que transporta _ , à noite coloca-se numa posição que, simultaneamente lhe permita ver e ser vista, por exemplo, sobre a relva.
As fêmeas emitem também uma luz mais brilhante, aumentando assim a probabilidade de atrair um maior número de machos. Os machos voam na área cintilando, mas a fêmea apenas reagirá a um padrão luminosos especifico. Ocorre então o acasalamento.
Nota: Se apanhar um pirilampo, segure-o cautelosamente e solte-o depois de o ter estudado. Estes insectos estão a desaparecer devido à poluição, pelo que devem ser cuidadosamente tratados. "
(Em:"Blog dos Bichos")

<><>o<><>

Sem comentários: