7.07.2008

Para Além...De Promessas...

.

<><><>

Para Além...De Promessas...

...A Caminho De Um Acordo (?) ...






Cimeira de líderes do G8 no Japão

Ban Ki-moon desafia países mais ricos a cumprirem promessas para África
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, voltou hoje a desafiar os países industrializados do G8, reunidos em cimeira até quarta-feira, a cumprirem as suas promessas de ajuda ao desenvolvimento do continente africano.

"Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio em África continuam viáveis", disse o responsável, em conferência de imprensa em Tóquio, no início da cimeira de líderes do G8 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Japão, Rússia).
"No entanto, para serem realizados, os países devem chegar a acordo para cumprirem as promessas existentes. Não são necessárias novas promessas para África", frisou o secretário-geral das Nações Unidas.
Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio foram aprovados pela ONU em 2000 e integram oito metas, nomeadamente, a redução da pobreza extrema e da fome nos países em desenvolvimento, o combate ao HIV/SIDA, malária e outras doenças e a instituição de uma educação primária universal em países pobres até 2015.
"Os países doadores devem acelerar a ajuda", reforçou Ban Ki-moon.
Em 2005, os países mais industrializados do mundo comprometeram-se a dar ao continente africano, até 2010, uma verba de 50 mil milhões dólares (perto de 32 mil milhões de euros) para a ajuda ao desenvolvimento.
No ano passado, os mesmos países assumiram o compromisso de atribuir 60 mil milhões de dólares para a luta contra a SIDA e a malária.
De acordo com a Caritas Internacional, o montante global de ajuda ao desenvolvimento diminuiu 8,4 por cento no ano passado, agravando a quebra de 5,1 por cento sentida entre 2006 e 2007.
As declarações do responsável máximo da ONU surgiram após a participação dos líderes de sete países africanos nos trabalhos da cimeira.
Os dirigentes da Argélia, Etiópia, Gana, Nigéria, Senegal e Tanzânia foram convidados a participarem, a par do presidente da União Africana, Jean Ping, numa reunião com os seus homólogos dos países do G8, na qual advertiram que as promessas de ajuda, nomeadamente ao nível da crise alimentar, ainda estão longe de ser respeitadas.
Na mesma reunião, os países africanos incitaram as grandes potências a renovar os seus compromissos e pediram ao grupo dos oito para "exercer a sua liderança para fazer face à subida dos preços do petróleo e apoiar todos os países africanos, que são gravemente afectados com esta situação", referiu um alto funcionário japonês.
Ainda no decorrer da reunião, Jean Ping foi transportado para o hospital devido a um mal-estar.

<<<<>>>>

Sem comentários: