8.28.2008

Para Aquém...Do Polo Norte...



<<<<>>>>



Para Aquém...Do Polo Norte...


Canadá alarga jurisdição no Árctico



Disputa do Pólo Norte

O Canadá anunciou, hoje, que vai promover a sua soberania no Ártico, alargando de 100 para 200 milhas náuticas o seu domínio nestas águas geladas. O Governo diz que tem preocupações ambientais, pelo que vai aplicar as suas leis nesta matéria e investigar no esforço cartográfico.
(SIConline)


O primeiro-ministro, Stephen Harper, explicou que os navios que entrem nas 200 milhas de soberania canadiana devem contactar as autoridades obrigatoriamente, enquanto que até agora o faziam apenas voluntariamente."Trate-se da Passagem Norte-Oeste ou de riquezas naturais que possam estar nos fundos marinhos, há cada vez mais interesse dos países nas vias de navegação do Árctico canadiano", disse Harper para explicar a necessidade de fortalecer a soberania na região."Deixamos ao mundo uma mensagem clara: as nossas normas ambientais e a nossa soberania não serão postas em causa. Se estiverem no Árctico, devem respeitar as leis do Canadá", acrescentou.
Estas medidas foram anunciadas durante uma visita do chefe de Governo à região, mas a nova legislação ainda está a ser elaborada. O Governo prometeu gastar 100 milhões de dólares para cartografar a região nos próximos cinco anos. O Canadá considera que a Passagem Norte-Oeste faz parte do seu território, mas os EUA e outros países próximos do Pólo Norte contestam esta posição. Consideram que essa via marítima deve ser internacional, mas a corrida ao petróleo e gás que se avizinha com o progressivo degelo coloca outros problemas.
A questão da soberania do Árctico é uma das bandeiras de Harper, no momento em que se avizinham eleições no país.



<><><><><>


Sem comentários: